terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

2015!!!

E aí pessoal, Feliz 2015!!

É, parece que os anos passam voando logo depois do 1° semestre, mas enfim...
Bom, ultimamente tenho pensado muito em como adquirir mais conhecimento além da sala de aula da instituição porque afinal não é tudo que conseguimos ver a aprender em tão pouco tempo, por isso venho compartilhar com vocês algumas opções disponíveis para expandir a nossa mente além das quatro paredes de uma sala.

Estágios
São um ótimo lugar para se colocar em prática os seus conhecimento e aprender muito mais, é claro que existem lugares em que você aprende mais e outros nem tanto, o que você precisa observar é a equipe que irá trabalhar com você e muitas vezes se essa mesma equipe tem profissionais que queiram ensinar os futuros colegas que somos nós.

Projetos de Pesquisa
Algumas universidades dispõe de projetos criados a partir dos professores a fim de que possam ganhar nome e contribuir para a ciência. Essas pesquisas são interessantes porque não só os professores trabalham nela, como também os alunos que são selecionados a partir de um processo de seleção. São várias áreas abrangentes nesse quesito, vai de laboratórios a clínicas.
Um ponto bastante importante em participar desse tipo de projeto é o fato de você se identificar com a área e o trabalho desenvolvido e daí conseguir definir o seu tema de monografia e conseguentemente o seu orientador.

Congressos e Palestras
Algumas pessoas não acham que isso algum dia poderá fazer diferença, mas eu acho que é uma ótima oportunidade de se atualizar com novidades tanto no mercado como também na área, dependendo de qual queira participar.
Hoje em dia existem vários tipos desses congressos e alguns deles abrem espaço para cursos também além das palestra. Muitos deles são uma forma de passar o conhecimento para muitas pessoas ou até de tentar mostrar a realidade na prática de uma forma ampla. Também é possível que consiga achar a sua área de interesse a partir daí.

Cursos e Extensões
Nesse tópico podemos observar que existem vários tipos desse cursos que podem ser a longo prazo ou só por um dia, mas que ajudam muito no aprendizado, é claro que os de longo prazo podem ter um preço bem salgado e uma carga horária difícil de conciliar com as aulas da universidade, só que ainda sim é uma oportunidade que, para quem tem disponibilidade, deve correr atrás porque afinal, conhecimento nunca é demais para quem quer e precisa aprender.
O mais interessante neles é que são bem focalizados no que você precisa aprender e na mesma área.

Então... É isso gente, se pintar uma oportunidade para você crescer, não deve desperdiçá-la de maneira nenhuma porque é para o seu próprio crescimento profissional.

Beijos e abraços... Fui.
Apresento a vocês um esfregaço sanguíneo feito por mim!